segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Uca no processo de alfabetização e letramento: uma experiência na sala do 1º Ano E.F.

Ditados visuais ficaram ainda mais interessantes com o uso do laptop, pois os alunos puderam utilizar Kword para digitação de palavras. A dinâmica desta atividade consiste em utilizar objetos para que os alunos escrevam o nome correspondente. A cada escrita de palavra, abre-se a possibilidade para um debate acerca da forma na qual a mesma é escrita convencionalmente. O objetivo é aprimorar as habilidades de escrita e leitura por meio da análise fonética das palavras.



Outra possibilidade encontrada para trabalhar o Projeto UCA com a turma do 1º Ano E.F. foi a reescrita de textos. A dinâmica utilizada foi propiciar a escrita livre e, em seguida, a reescrita com orientação. Com o laptop fica mais fácil solicitar aos alunos que reescrevam ou que escrevam de diferentes formas e, ainda, realizar comparações da própria escrita ou com a escrita dos colegas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário